A paisagem remete aos Alpes da Europa e a natureza exagerou na beleza dos cenários, proporcionando absoluta harmonia entre fauna, flora e o brilho das águas dos rios e cachoeiras. Tudo isso regado ao inconfundível jeito e tempero mineiros.

Magia e encantos na região de Visconde de Mauá

Quem passa pela Via Dutra, depois de uma sequência de muitos quilômetros de morros baixos e sem vegetação, se surpreende ao se aproximar dos municípios de Resende e Itatiaia, não só pela imponência do conjunto montanhoso da Serra da Mantiqueira, onde se destaca o Maciço do Itatiaia, mas pela grande porção de mata que o precede, serra acima. Tal visão é um convite para que abandonemos a rodovia, para nos aventurar em busca de toda aquela beleza natural que se insinua. Quem não resiste, e entra ali no Km 311,5 depois de cinco quilômetros de rodovia estadual começa a subir a serra, tendo que vencer mais 29 km de estradinha de chão batido, cercadas de xaxins, samambaias, lírios do vale e marias-sem-vergonha. Por maior que seja a expectativa, as visões do alto da serra sempre costumam superá-la, e é comum o visitante perder o fôlego diante de tão belas paisagens. Entre as curvas do Rio Preto e as cristas dos morros cobertos de bosques de araucárias, as estradinhas vão nos levando a recantos de sonhos, cuja crença local é de que estão cheios de fadas e duendes.

O que é a região de Visconde de Mauá

Compreender Visconde de Mauá é como desvendar um mistério, já que as fronteiras locais são mais inteligíveis do ponto de vista sociológico do que geográfico ou político.

A vila de Visconde de Mauá, propriamente, pertence ao município de Resende, sendo atualmente sua principal área turística.

Mas os povoados de Maromba e Maringá, onde se concentra o maior número de hotéis, pousadas e lojas de artesanato, pertence a Itatiaia. Apenas em parte, é verdade, porque basta atravessar uma ponte sobre o rio, em Maringá, para se chegar a Minas Gerais.

A chamada região de Visconde de Mauá é na verdade um conjunto de vilarejos - além dos já citados existem também as localidades de Campo Alegre, Lote 10, Vale do Pavão, Vale da Grama, Vale das Cruzes, Vale das Flores, Santa Clara, Alcantilado, Prata, Palmital, Santo Antônio, Rio Grande, Mirantão, Bagagem, Rio Preto e Pedra Selada - divididos entre os municípios de Resende e Itatiaia (no lado do Rio de Janeiro) e Bocaina (do lado de Minas Gerais). Várias dessas localidades tem parte das terras num município - e num estado - e parte em outro.




Araucária, árvore muito comum na região.

Riachos de águas cristalinas.

Pedra Selada.

Uma região simplesmente maravilhosa.